top of page
Fui reprovado e agora ?

O que fazer ?

#tacografovdd (11).jpg

Cada ensaio metrológico será vinculado ao prévio pagamento dos serviços, independentemente de o resultado do ensaio ter sido considerado “Verificado” ou “Reprovado”.

Será reprovado o instrumento de medição que não satisfaz às exigências regulamentares para a verificação. A reprovação tem o efeito legal de notificação cabendo ao responsável buscar imediato reparo, estando sujeito às penas cabíveis pelo uso do equipamento em condições irregulares.

#tacografovdd (11).jpg

Tacógrafo ou Cronotacógrafo é um conjunto de instrumentos que registram velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo em seu deslocamento.

Os instrumentos indicam e registram, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho; período de parada e o de direção.

#tacografovdd (11).jpg

O primeiro passo é entrar em contato com a TACOGRAFO VDD para a realização da selagem, que consiste na aposição de mecanismos de proteção ao cronotacógrafo, denominadas marcas de selagem, para que determinados elementos sejam mantidos em condição regulamentar de uso.

Após a efetivação, o usuário deverá proceder à realização do ensaio metrológico na #tacografovdd, no qual avalia se o equipamento atende a todas as condições legais exigidas pelo Inmetro. Posteriormente a realização do ensaio, o usuário receberá um certificado provisório válido por 30 dias. Caso o pagamento for comprovado e o ensaio seja aprovado, o Inmetro disponibilizará o certificado.

#tacografovdd (11).jpg

Conforme o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos rodoviários destinados ao:

Transporte de Produtos perigosos;

Escolares;

Coletivo de passageiros em geral ;

Cargas em geral.

#tacografovdd

Qual a validade do certificado de verificação?
#tacografovdd (11).jpg

A validade do Certificado de Verificação é de 2 (dois) anos, a partir da data de emissão do primeiro certificado correspondente à selagem, expirando antecipadamente caso:

  • sejam alteradas designações obrigatórias prescritas no instrumento;

  • seja aplicada uma designação, inscrição, grandeza ou graduação indevida ou não permitida para o instrumento;

  • sejam feitas modificações que possam influenciar as propriedades metrológicas do instrumento ou dilatar ou restringir sua destinação de uso;

  • o instrumento não cumpra com os erros máximos admissíveis em verificação subsequente;

  • o instrumento apresente marca de selagem irreconhecível, obliterada ou removida.

Onde encontrar legislação sobre cronotacografos?
#tacografovdd (11).jpg

Edital INMETRO 04/2015, NIE DIMEL 100 rev 01 e a Portaria INMETRO n.º 201/2004, disponíveis através do link:

http://cronotacografo.rbmlq.gov.br/legislacao

nos sigam no facebook e acompanhe tambem novidades e dicas sobre tacografos

#tacografoVDD

Caminhão e armazém
bottom of page